Objetivo é auxiliar o setor durante a crise econômica, causada pela pandemia do coronavírus.

Projeto do IF Sudeste oferece consultoria gratuita para pequenas e médias empresas de Barbacena e Rio Pomba GETTY IMAGES/BBC Um projeto de extensão do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), dos campi de Barbacena e Rio Pomba, oferece serviço gratuito de consultoria para micro, pequenas e médias empresas da região.

O objetivo do projeto é assessorar as companhias durante a pandemia do coronavírus, que afetou economicamente diversos setores.

Prestada virtualmente, a consultoria é realizado por alunos dos cursos de Direito e Administração.

ELes ajudam na verificação de quais benefícios econômicos e tributários, disponibilizados pelo Governo, a empresa interessada poderá acessar e de que maneira. Segundo a a professora do Campus Rio Pomba, Marlene Pereira, por meio deste projeto, as empresas receberão suporte técnico, o que poderá contribuir para que sobrevivam à crise.

"A preservação das empresas reflete na manutenção do emprego e da renda dos munícipes e isto repercute também em outros setores da economia local, que do mesmo modo podem estar em dificuldade", explicou. Além disso, a iniciativa oferece aprendizado e experiência aos alunos, os permitindo desenvolver outras habilidades, além das vistas em sala de aula.

As empresas interessadas em receber a consultoria devem solicitar o atendimento por um dos seguintes e-mails: marlene.pereira@ifsudestemg.edu.br, christian.herrera@ifsudestemg.edu.br ou decnop@gmail.com.

Em seguida, o perfil do negócio será estudado pelos alunos, que verificam sua categoria empresarial e de quais benefícios esta pode usufruir.

Após toda a análise, será elaborado um relatório e encaminhado de volta para a empresa.